quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Acupuntura para Crianças!!!


Acupuntura Aplicada a Pediatria

          
Criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Seu crescimento é classificado em três períodos: recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até doze anos de idade. Este ultimo período, é um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
Principais deficiências e diferenças energéticas entre adultos e crianças: o Baço da criança é frequentemente insuficiente. Ele governa todo o processo de digestão, absorção de nutrientes e da energia pós natal.O Yin (energia que representa o material, se move para baixo) das crianças é frequentemente insuficiente. Elas são Yang (energia que representa tudo o que não é material, se move para cima, como por exemplo os sentimentos) quando comparadas aos adultos- ativas, vigorosas, com movimentação abundante. Tem maior facilidade para contrair doença do calor como febres e convulsões. Os órgãos são frágeis e suaves, o Qi (energia que rege o corpo) facilmente sai do seu caminho. Tem facilidade de fatores patogênicos provocarem distúrbio no Qi. Adoecem facilmente e sua doença rapidamente se torna séria. Seus órgãos e víceras são claros e vivos. Rapidamente recuperam a saúde porque possuem boa resposta aos tratamentos, de forma mais rápida que o adulto e mesmo as emoções. Por exemplo, podem ficar com raiva ou serem invadidos por uma tristeza repentina. As emoções dos pais se refletem rapidamente nas crianças, especialmente até os 7 anos. Seu Fígado frequentemente adoece. Sofrem convulsões com muita facilidade basta um episódio de febre entre 39 e 40 graus. Na Medicina Chinesa esta patologia é chamada de Vento no Fígado. Doença de Base da Criança: Deficiência de Yin e Baço/Pâncreas.
Idade Frequente do Aparecimento de Doenças em Crianças:
·         A partir dos 6 meses: sistema digestório está sobre stress máximo, rápido crescimento, novos alimentos, contato com doenças infecciosas que provocam distúrbios de acúmulo, como asma,eczema, diarreia e vômitos.
·         2 anos: começam a falar e tornar-se ciente de sua individualidade- Doenças Febris.
·         7 anos: consciência de sua emoções- Ansiedade.
·        Puberdade: início da independência- doenças por excesso de trabalho escolar, problemas emocionais.
     Causas de Doenças na Infância:
Fatores Externos (Patogênicos):
a)    Vento: súbita e rápida progressão dos sintomas. Refletem nos distúrbios de circulação de Wei Qi (sistema de defesa que se localiza entre a pele e o músculo), como febre e calafrios. Podem associar-se rapidamente com o frio, a umidade e o calor. Pode penetrar rapidamente para o interior.
b)    Frio: é Yin (contrai), causa dor aguda. Não é comum, mas pode ser tratado com moxa.
c)    Secura: é Yang e consome o Yin. Afeta os Pulmões, provoca secura da pele, tosse seca e intensa. Tratar umidificando o Pulmão.
d)    Calor: é Yang, provoca febre e vermelhidão. Progride rápido porque o Yin é insuficiente.
e)    Umidade: é Yin, se manifesta com sensação de corpo pesado e fezes aquosas ou viscosas. Tonificar o Baço/Pâncreas.
Medidas Preventivas: reduzir exposições, agasalhos, meias e alimentação.
      Fator Patogênico Tardio:
São os resíduos que sobram de uma doença tratada ou não tratada. Os sintomas se associam aos fatores patogênicos que deram origem ao mesmo fator patogênico.
a)    Patologias catarrais crônicas e sinusites crônicas, como resultado de infecções respiratórias agudas;
b)    Amigdalite crônica, proveniente de uma crise de amigdalite aguda;
c)    Insônia, sonhos, hiperatividade ou insegurança por doenças febris externas.
     Fatores Emocionais:
Desequilíbrios emocionais familiares, tendo muito impacto sobre a criança, resultando em crianças com asma e amigdalite de repetição.
 
Alimentos:
Distúrbios de acúmulo como: alimentação escassa, excesso alimentar, alimentação irregular, leite inadequado, desmame precoce, desmame com alimentação inadequada, alergias alimentares, asma e eczemas.
Outros fatores:
Sobrecarga Emocional: os pais criam expectativa abusiva em cima criança.
Má-educação: ar puro e exercícios insuficientes; excesso de estímulos com a TV, levando a def de Yin, disciplina fraca que leva ao aumento de Yang.
Toxinas: alimentos contaminados, aditivos alimentares, cigarro, cheiros fortes.
Hereditariedade e nascimento: para o feto a fonte de energia é a mãe!!! Quando saudável é uma fonte da mais alta qualidade. A mãe tem que estar equilibrada, com boa alimentação e sem contrair doenças, para que esta não gere um fator patogênico tardio nos filhos.
        É muito importante destacar que sempre que for tratar a criança precisa-se tratar a mãe em conjunto, pois a criança recebe energia dos seus pais, especialmente da mãe, para suprir deficiências na hora da doença. Assim, é normal a mãe sentir-se exausta quando o filho está doente. No tratamento da criança considerar mãe e a criança como uma unidade, uma dependendo da outra. Usam-se as Medidas Preventivas que nossos avós nos ensinaram durante o decorrer dos anos como: reduzir exposições ao vento, ao calor excessivo e ao choque térmico; usar agasalhos, meias e cuidar da alimentação.
 
Mariana Locatelli Fernandes
Enfermeira Especialista em Acupuntura
COREN 313.032/SP
Fones:(18) 3608-1035/ (18) 81261727
Araçatuba/SP