terça-feira, 31 de julho de 2012


TRATAMENTO DE OBESIDADE PELA MEDICINA CHINESA

O que é Obesidade?

É uma quantidade elevada de massa de tecido adiposo em relação à massa corporal total.
A Obesidade hoje é tratada como patologia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e atinge rapidamente níveis preocupantes principalmente em populações que habitam os grandes centros. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de obesidade subiu de 47% em 2006 para 48,1% em 2011 e aproximadamente 80% dos adultos e crianças tem a diabete como consequência. Se continuarem a crescer esses índices, em aproximadamente treze anos estaremos com um índice de obesidade muito semelhante ao EUA.

O que desencadeia a Obesidade?

·         Ingestão excessiva de calorias;
·         Hábito de vida sedentário;
·         Falta de prazer no dia-a-dia, procurando identificar essas fontes de prazer na alimentação.


Quais são as consequências da Obesidade?

·         Doenças Cardiovasculares, devido ao aumento da musculatura do coração chamada de miocárdio, fazendo com que esse órgão trabalhe em dobro causando cardiopatias congestivas, infartos e distúrbios de artérias e veias importantes como a artéria coronária. Pode também diminuir o retorno venoso causando o aumento de cãibras, varizes e entupimento dos vasos sanguíneos.
·         Distúrbios respiratórios, pois o excesso de peso sobrecarrega o pulmão tornando a respiração difícil causando uma dispneia importante (dificuldade de respirar) pela falta de recebimento suficiente de oxigênio pelo sangue.
·         Hipertensão Arterial, devido ao acumulo de placas de gordura na parede de artérias e veias, fazendo com que a luz dentro delas diminua dificultando a passagem do sangue. Como consequência causando a Aterosclerose.
·         Diabetes Mielito, pois o sobrepeso (células adiposas em excesso) diminui a ação da insulina; que é responsável pelo metabolismo do açúcar no organismo; fazendo com que esse açúcar se acumule no sangue.
·         Cálculos Biliares, onde o aumento de peso faz com que o colesterol em excesso forme cálculos na vesícula biliar.
·         Patologias da Coluna Vertebral, como escolioses, hérnias de disco, desgaste ósseo e de articulações de joelhos, tornozelos e coluna e achatamentos das vértebras. Como consequência as artroses e artrites.
·         Nos Homens e mulheres, causam disfunções sexuais como problemas de ereção, distúrbios psicológicos e emocionais.


Como o Tecido Adiposo é formado?

É formado por células que estão preenchidas de gordura, ou seja, triglicerídeos. Esses triglicerídeos são formados através da ingestão de carboidratos e proteínas. Esse tecido, quando em quantidade normal, funciona como protetor térmico e reserva energética ao organismo. Quando se apresenta em excesso começam a atrapalhar o funcionamento geral do organismo como visto anteriormente.


 O que significa mobilização das gorduras?

Quando ingerimos os alimentos, os triglicerídeos são armazenados e depois consumidos pelo próprio corpo para que o corpo possa ter energia para fazer a digestão e reservar uma parte desta para o intervalo que você não irá ingerir alimentos. Este processo é chamado de mobilização das gorduras permitindo que o organismo sobreviva durante longos períodos sem que ocorra a ingestão de alimentos. “Uma dica: a queima corporal está diretamente ligada com a mobilização das gorduras e a prática de exercícios físicos, pois o sedentarismo não ajuda a queimar gorduras!!!!”


Qual seria a forma mais saudável de emagrecer?

Para acontecer o emagrecimento, é necessário que aconteça um balanço calórico negativo, ou seja, deve gastar mais energia do que consumi-las, pois se você ingere mais calorias do que o necessário seu corpo passará a reservar energia em forma de gordura!!!!
Existe uma maneira de acelerarmos o metabolismo através de atividades físicas e balanço calórico pela alimentação, pois assim o organismo aumentará e fortalecerá a massa magra (massa muscular). Quanto maior a massa magra, mais acelerado fica o metabolismo, facilitando assim o emagrecimento!!!!
Quando acontece uma perda de peso muito rápida através de “dietas milagrosas” pobres em nutrientes, ocorre uma queda do metabolismo reduzindo não só a gordura como também o tecido muscular e em casos mais graves até a água desses tecidos se perde, tornando o individuo propenso a ganhar todo o peso perdido rapidamente (Efeito Sanfona!!!).
Quando envelhecemos, sofremos uma redução significativa de tecido muscular, o metabolismo fica desacelerado e por isso com o passar dos anos temos uma tendência maior para adquirirmos peso extra!!!!
Então para se ter o peso corporal adequado para um organismo saudável, é necessário que se tenha consciência da importância de uma alimentação rica em nutrientes, restritiva em alimentos gordurosos e com açúcar, além da prática de atividades físicas que mantenham a massa muscular e o metabolismo ativo, para que esse trabalhe sem dificuldades!!!!


Como a Obesidade é vista na Medicina Chinesa?

O corpo é regido por energia. Na medicina chinesa saúde está caracterizada pelo equilíbrio dessas energias chamadas de Yin (energia que se move para baixo) e Yang (energia que se move para cima). Quando ocorre um desequilíbrio entre essas energias o organismo fica suscetível a surgimento de doenças, como a Obesidade.
A natureza, segundo os chineses, é regida por 5 elementos, chamada também de manifestações, sendo eles: Madeira; Fogo; Terra; Metal e Água.  São usados para compreender as energias do corpo.
O aumento da gordura corpórea na Medicina Chinesa esta associada ao elemento Terra, que cuida do acúmulo de umidade no Baço. Se o elemento Terra estiver em desequilíbrio o Baço não conseguirá cuidar dessa umidade e ela se acumulará no organismo. Este acúmulo causará uma desaceleração no metabolismo por deficiência de energia, hipocinesia e dificuldade de transformar e transportar os alimentos, que ficarão retidos no corpo promovendo a formação de muco instalando-se nos tecidos corpóreos em forma de gordura.
Apesar de a Obesidade residir no elemento Terra, outros dois elementos podem influenciar no seu surgimento. Isso se dá através de uma disfunção energética que causa a má circulação de energia no ciclo dos 5 elementos. Dois elementos podem ser responsáveis por essa condição: o Fogo e a Madeira, pois são elementos que possuem energia Yang (energia que se move para cima) e quando esta energia esta em excesso por algum problema emocional, ansiedade, deficiência da energia Yin (energia que se move para baixo) onde a Yang prevalece, podendo acarretar uma má circulação energética e uma má nutrição do sangue e do coração. Assim a pessoa poderá desenvolver a compulsão alimentar ou uma hipofunção do Baço.
Segundo a Medicina Chinesa existem 3 tipos de obesidade. Falarei delas à seguir.


Obesidade Madeira-Terra

            Chamada também de obesidade emocional, pois o elemento madeira que rege o fígado é o berço das emoções no corpo. A interação do individuo com o meio externo também é dada pelo fígado. Caso ocorra uma estagnação do fluxo de energia deste órgão, começarão a surgir problemas emocionais como raiva excessiva, onde afetarão a capacidade intelectual de planejamento e tomada de decisões. Este episódio acabará comprometendo o funcionamento do Baço, do Pâncreas e do Estômago, resultando em distúrbios digestivos, aumento de peso e Obesidade.
            O individuo que pertence a esta classe tem dificuldade de emagrecer, pois acumula muco e umidade no organismo.


 Obesidade Fogo-Terra

            Chamada também de obesidade compulsiva. O elemento Fogo na Medicina Chinesa rege o Coração. Este órgão é responsável pelo armazenamento de sangue e é a casa da consciência chamada de Shen. Para hospedar a consciência o coração tem que estar armazenando o sangue, e o sangue tem que estar bem nutrido e em boa quantidade no corpo para que a mente fique calma e pacífica mantendo suas capacidades mentais claras.
Mas se o sangue ou o coração sofrerem deficiência de energia a consciência perderá a sua residência no coração, e então a mente se tornará agitada, causando insônia, pensamentos confusos, memória fraca e atividades compulsivas, como a compulsão alimentar!!!!
            O individuo que pertence a esta classe emagrece rápido, pois seu metabolismo queima como o fogo.


Obesidade Terra

            Chamada também de obesidade fisiológica. O elemento Terra rege o Baço e o Pâncreas, que são responsáveis pela transformação e transporte dos alimentos no corpo. Em caso as funções desses estiver prejudicada devido preocupação excessiva e tensões, possivelmente ocorrerá uma estagnação dos líquidos orgânicos sob a forma de umidade, que originará muco no corpo. As consequências são alterações alimentares, digestivas, letargia, fadiga muscular, ganho de peso e obesidade. Essas pessoas costumam preferir alimentos doces como balas e chocolates, na tentativa de suprir a necessidade do sabor que é característico do elemento Terra.


Como é feito o tratamento?

            O tratamento é feito através do equilíbrio geral dos elementos usando pontos de acupuntura específicos correspondentes a cada tipo de obesidade. Esses pontos são agulhados e estimulados eletricamente na frequência de 20hz, durante 20 min, sendo que nos 10 primeiros utiliza-se uma onda contínua e nos últimos 10 é modificado para uma onda intermitente para que o estímulo não se acomode.


Sugestão de Tratamento para Redução de Peso e Obesidade

            Esse tratamento deve ser realizado três vezes por semana. È comum à resistência dos pacientes, pois a maioria dos ocidentais não tem o hábito de se submeter a sessões semanais de acupuntura, seja por condições financeiras, dificuldade de locomoção, ou fatores pessoais. Mas condiciono aqui a importância desse tratamento ser seguido à risca, respeitando a periodicidade que será definida com o acupunturista.


Tratamento Realizado Três vezes por semana:

            A primeira sessão utiliza-se pontos que vão mobilizar o elemento que estiver em deficiência no paciente que será detectado após a anamnese. Na segunda sessão utiliza-se a técnica de equilíbrio geral por eletroacupuntura. Na terceira sessão são repetidos os pontos de equilíbrio do elemento deficiente assim como a primeira sessão e assim sucessivamente.


 Tratamento Realizado Duas vezes por semana:

            A primeira sessão utiliza-se a técnica de equilíbrio geral por eletroacupuntura e na segunda sessão pontos para mobilizar o elemento que estiver deficiente no paciente segunda a anamnese.


Tratamento Realizado apenas Uma vez por semana:

            Para cada cinco sessões do tratamento, realiza-se uma sessão de equilíbrio geral. Esta técnica é a mais demorada de se obter resultado!!!


Utiliza-se a Aurículoterapia também?

            Sim!!!!!!! Além da acupuntura sistêmica e da eletroestimulação esta é uma técnica efetiva no emagrecimento.
            As agulhas semipermanentes que irão puncionar a orelha deverão ser trocadas a cada sessão. Também poderá ser utilizada esferas de ouro, prata, e cristal radiônico, para pacientes que se sentirem incomodados com agulhas na orelha.


Pode-se usar a Fitoterapia?

            Sim!!!!! Os fototerápicos são usados há séculos para várias patologias e alguns deles também são utilizados na área da estética.
            São elas: centelha asiática, ginko biloba, Agar Agar, cínara scolynus, camélia sinensis, jian fei Dan, chá 12, zhen zu mo (pó de pérola). Não consumir essas ervas sem a indicação de um profissional da saúde!!!




           










Nenhum comentário:

Postar um comentário