terça-feira, 2 de julho de 2013

Benefícios da Fitopuntura: Para portadores da Síndrome de Silver Russell

Benefícios da Fitopuntura: Para portadores da Síndrome de Silver Russell
MARCELA APARECIDA MIDORI INADA
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir - CETN

Entre os anos de 1953 e 1954, os médicos H.J. Silver e A. Russel, descreveram a Síndrome de Silver Russel como um distúrbio genético, responsável por causar um retardo no crescimento intra-uterino e pós natal com deformidades físicas, como a assimetria dos membros, desapropriação crânio facial, e a face triangular, hemihipertrofia, a presença da disformia facial e assimetria corporal como características da síndrome. Alguns sinais são aparentes na síndrome como: comissuras labiais viradas para baixo, manchas café-com-leite, micrognatia e sindactilia 2,3 nos pés, também podem aparecer algumas anomalias como cardiopatia congênita, alterações geniturinárias. As características faciais são mais evidentes ao passar do tempo, como face triangular pequena orelhas de implantação baixa, mandíbula pequena, cantos da boca voltados para baixo, na curva de crescimento geralmente os pacientes estão abaixo do percentil 3, devido ao atraso no crescimento ósseo. Também é comum apresentar sudorese e hipoglicemia após períodos de jejum, o desenvolvimento sexual pode vir acompanhado de níveis elevados de gonadotrofina coriônica séria. A maturidade psicológica é atrasada em relação ao desenvolvimento, mais sério nos pacientes do sexo feminino, que no masculino.
Mesmo os atrasos no desenvolvimento motor, muitos pacientes apresentam inteligência normal, apresentando um leve retardo mental na maioria dos casos.
Devido à variação no quadro clínico da Síndrome de Silver Russell, seu diagnóstico precoce é dificultado, por possuir características heterogeneidade etiológica, as ferramentas laboratoriais muitas vezes não estão disponíveis. Devido a isso, muitas vezes a síndrome é diagnosticada por suas características predominantes, como: retardo no desenvolvimento intra-uterino e pós-natal, peso e idade óssea abaixo do normal, assimetria corpóreas, clinodactilia do 5º dedo, dificuldade de se alimentar.
Fitopuntura: É uma técnica que associa a prática da acupuntura com a fitoterapia, utilizando a estimulação dos pontos de acupuntura não com agulhas mais sim através da utilização de sementes, inflorescências, cascas, partes da planta, pois possuem a energia vital para o crescimento e desenvolvimento das plantas, devido a isso sua utilização está relacionada à transferência da energia das plantas estimulando os pontos para a busca do equilíbrio de todo o meridiano. A escolha da semente está relacionada a utilização das plantas para cada sintoma. Para a fixação da semente é feito um emplasto também chamado de Patch, onde é colocada a parte da planta a ser utilizada em um micropore, para não ter contato direto com a pele e um maior entre esse micropore anterior e a planta para melhor fixação. Onde pode permanecer no ponto a ser estimulado de 3 a 7 dias, estimulando e transferindo a energia vital da planta, os resultados podem ser percebidos no mesmo dia ou até mesmo a partir do 3º dia, dependendo do organismo de cada pessoa. Tendo como início sua ação energética após 4 horas a sua fixação. Não possuem muitas contra indicações, somente em pacientes alérgicos, onde há irritação na pele pois prejudica a absorção dos princípios ativos, trazendo grande incomodo a pessoa.
Estudo de caso: Criança hoje com 7 anos e 3 meses, pais separados, mora com mãe. Primeira gestação de um casal não consangüíneo, gemelar, onde um dos gêmeos não apresenta alterações e após houve uma segunda gestação única, onde a criança também não apresentou alterações. Antecedentes gestacionais: mãe tabagista cerca de 10 cigarros dia apresentou DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gestação) a partir do 7º mês, fez uso de anti-hipertensivo (metildopa e captopril), no mesmo mês apresentou bolsa rota. O parto foi cesáreo, onde a criança em questão pesou 1620g, com estatura de 40,5cm, PC 30 cm, PT 26 cm, apgar 5 e 9 e seu irmão pesou 2040g. Tendo os seguintes diagnósticos: recém-nascido pré-termo, baixo peso, PIG (pequeno para idade gestacional), risco de infecção (bolsa rota por mais de 24 horas), hipoglicemia e icterícia neonatal. Permaneceu por 30 dias na UTI, recebeu alta com 30 dias de nascido.
Exame físico: baixo peso e estatura, fronte estreita, sinofre (falta de separação entre as sobrancelhas), olhos fundos, microcefalia, orelhas grandes, clinodactilia de dedo mínimo bilateral, astigmatismo, faz uso de lentes corretivas, escanometria de membros inferiores perna esquerda mais longa que a direita, dificuldade marcha, anda na ponta do pé, faz uso de órtese para correção, diminuição da acuidade auditiva, usa aparelho auditivo bilateral.
Ao questionário - realizado com mãe e irmã que ajuda no cuidado da criança.
Mais ativo no período da tarde, sente-se melhor no calor, teimoso, limiar alto de dor (às vezes se corta ou machuca e não queixa). Pele ressecada e fria, sua pouco, bastante pêlo, cabelo pouco grisalho, em grande quantidade e cresce bem. Levanta a noite inteira, não conseguem distinguir se sonâmbulo ou insônia. Refere tontura, tem perda do equilíbrio. Diminuição acuidade visual (faz uso de óculos), esclera branca, úmida e brilhante. Diminuição acuidade auditiva (faz uso de aparelho auditivo), quando bebê tinha dor de ouvido e as vezes apresenta prurido. Nariz seco, tem sinusite de repetição. Boca com falha de dentição, caíram os de leite a dois anos e ainda não nasceram, toma pouca água, fala infantil e troca algumas letras. Face pouco pálida, fina, sobrancelhas grossas. Apetite come melhor com irmã e come quando oferecido, se deixar ele não come, digestão lenta, gosta de café, prefere amargo com pão, não gosta de doce. Urina várias vezes ao dia com cheiro forte, amarelado e quando está distraído faz na roupa, principalmente no frio. Fezes escuras e pouquinho.
Membros superiores refere que dói quando dorme em cima, mãos finas com dedos compridos com unhas fracas. Membros inferiores com dificuldade de marcha, joelho proenimente, pisa pontinha pé, tornozelo rígido, diferença de aproximadamente um cm entre uma perna e outra, faz uso de órtese, porém anda apoiado quando está com ela, tudo dói quando cansa. Pele parda, fria, quando bate fica hematoma, apresenta tremores no corpo e membros. Cirurgia de criptorquia há quatro meses. Medicação utilizada vertix 1 vez ao dia e anafranil 50mg 2 comprimidos ao dia. Pulso fraco, rápido. Língua trêmula, úmida, pouco edemaciada em bordas, com saburra branca no centro e pintinhas vermelhas em ponta e um pouco de centro.
Diagnóstico Energético:
Interior, plenitude fria, vazia por deficiência de Xue, Yin e Yang.
Deficiência de Jing com deficiência de Yin e Yang do Rim, levando a deficiência de Yin do Fígado causando vento, ocasionando a deficiência de Xue do Coração levando ao distúrbio do Shen, causando a deficiência do Qi do Baço.
Pontos utilizados com fitopuntura: R2, R3, R10 fitopuntura com gergelim negro, F8, VB 35, E36, CS6 fitopuntura com feno grego
Fitoterápico utilizado para fitopuntura:
HEI ZHI MA - Nome comum: gergelim preto, Parte utilizada: sementes, Propriedades: doce, neutro, Locais de ação: Rim e Fígado, Ação: nutre a essência, tonifica o Yin do Rim e do Fígado, nutre o sangue e controla o vento, umedece e lubrifica os intestinos, Indicação: na deficiência da essência do Rim, na deficiência do Yin do Rim e do Fígado, nos padrões de vento por deficiência de sangue, na nutrição dos tendões, na constipação por deficiência de Yin e de sangue, Contra-indicação: na diarréia por deficiência do Yang do Baço, fitopuntura com feno grego. (Leite, Mary Lannes Salles, 2005)
HU LU BA - Nome comum: feno grego, Parte utilizada: semente, Propriedades: amarga, morna, Locais de Ação: Rim e Fígado, Ação: Aquece e tonifica o Yang do Rim, dispersa o frio-umidade e alivia a dor, promove a circulação do Qi, Indicação: deficiência do Yang do Rim, padrões de frio-umidade, na estagnação do Qi, Contra-indicação: padrões de calor umidade, deficiência do Yin com sinais de calor, gravidez. (Leite, Mary Lannes Salles, 2005)
Relatos do tratamento: A continuidade do tratamento ocorreu nos meses de novembro, dezembro, janeiro realizado semanalmente.
Mãe referiu melhora da marcha, estava andando sem apoio e com órtese nos pés, melhora do sono, parou de andar a noite, melhora da tontura, melhora da concentração, está mais comunicativo (falando muito), se alimentando melhor, melhora da evacuação e ingesta líquida.

Nos meses de fevereiro, março, abril e maio o tratamento foi realizado quinzenalmente, e no mês de junho não foi realizado nenhum tratamento.
Mãe relata que quando o tratamento começou a ser feito quinzenalmente quando os paths começavam a sair ele tinha dificuldade na marcha e no sono, sem o tratamento ele deambula algumas noites, na marcha as vezes tropeça e as vezes sente tontura.
Conclusão: Conclui-se que a Medicina Tradicional Chinesa, pela acupuntura realizada por meio da fitoterapia utilizado para fitopuntura dos pontos escolhidos com ação energética específica, promoveu o restabelecimento de reequilíbrio energético, trazendo harmonização para o organismo, melhorando sua interação com o meio ambiente, além de bem estar físico, psíquico, social. Apresentando resultados positivos para o bem estar para portadores da Síndrome de Silver Russell auxiliando no seu tratamento com a Medicina Ocidental, trazendo melhor qualidade de vida, desde que realizado periodicamente.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Aurículo Francesa

 

Esta técnica foi desenvolvida em 1957, na França, por Nogier, pai da Auriucloterapia Francesa. Ele divulgou trabalhos que mostraram a relação entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, relatando casos clínicos e os bons resultados obtidos. Em 1958, um trabalho escrito por Paul Nogier foi bem aceito pelos chineses, originando assim as duas linhas terapêuticas da auriculoterapia: a chinesa, ou oriental, e a francesa, ou ocidental.

A ação dos pontos esta ligada a várias terminações nervosas, onde o estímulo exercido sobre o ponto auricular percorre ramos nervosos até o tronco cerebral e em seguida até a região do tronco cerebral. Quando chega ao córtex cerebral o estímulo vai direto a região correspondente ao órgão estimulado ou função estimulada. Logo depois é enviada uma mensagem da glândula hipófise (Pituitária) a qual governa todas as glândulas do corpo que equilibram as funções do órgão estimulado.

Esta técnica é indicada para vários tipos de patologias como: dores em geral, traumas, problemas neurológicos, metabólicos, problemas de dependência química, distúrbios funcionais, alterações psíquicas e alterações dermatológicas. Geralmente a parte anterior da orelha é relacionada com o lado sensitivo do corpo (motilidade e motricidade) e a parte posterior com o lado motor. Esta técnica só é contraindicada em gestantes e doenças orgânicas como SIDA, Câncer, Alopecia e Alergias.

A auriculoterapia foi introduzida no Brasil por F. Marat em 1976, através do Instituto Marat, centro especializado de tratamento contra o tabagismo, o primeiro e único do gênero na América Latina. Seus resultados mostraram índices de sucesso de 70% nos pacientes atendidos (INSTITUTO MARAT, 2010).

Mariana Locatelli Fernandes
Enfermeira Especialista em Acupuntura
COREN 313.032/SP
 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


 
Ginecologia e a Acupuntura

 

Na medicina Tradicional Chinesa o útero corresponde às tubas uterinas e aos ovários. A sua parte Yang esta relacionada com a menstruação e o parto, e sua parte Yin à gestação.

 O Útero está relacionado ao Rim e ao Coração através de meridianos e canais, assim o ciclo menstrual e a fertilidade dependem da essência do Rim e do sangue do Coração, e uma deficiência do Coração e do Rim afetam a fertilidade e a menstruação.

5 Órgãos estão relacionados com a menstruação:

·         Rim

·         Fígado

·         Baço

·         Coração

·         Pulmão

Rim

O Yin do rim é a base para o sangue menstrual nas mulheres e para o esperma nos homens, uma deficiência desse órgão pode acarretar uma amenorreia, infertilidade, diminuição da libido e após os 40 anos de idade causa declínio do Yin e Yang e os sintomas de frio e calor ocorrem juntos.

Fígado

O sangue do Fígado abastece o útero através de um Vaso Maravilhoso chamado Chong mai. Representa a conexão entre o sangue menstrual e o sangue normal (que nutre cabelos, unhas, tendões, olhos, e muitas outras estruturas). A energia do fígado mantém o livre fluxo do Qi no corpo. Excesso de trabalho, estresse emocional, menstruação e a dieta mal feita podem provocar deficiência do sangue do fígado. A deficiência do sangue do fígado é a origem de outras patologias causando infertilidade, ciclos menstruais escassos, atraso menstrual ou amenorreia, pele seca e queda de cabelos. A energia do Fígado estagnada, ou seja, parada causa TPM, dismenorréia, menstruação irregular, mamas inchadas, irritabilidade, depressão e distensão abdominal.  A energia Yang do fígado também pode subir, causando cefaleia latejante tanto no ápice da cabeça quanto nas laterais, podendo ocorrer perto do ciclo menstrual ocasionando náuseas, vômitos, tontura e distúrbios da visão. Outros sinais e sintomas ligados ao Fígado são: pele seca e com coceira, pois o sangue do fígado nutre a pele, frio no útero por deficiência de sangue, ciclos doloridos, presença de coágulos, massas abdominais (cistos, miomas) e depressão pós-parto por estagnação do sangue do fígado.

Baço/Pâncreas

O Baço/Pâncreas, assim é chamado na Medicina Tradicional chinesa, produz o sangue, sustenta os órgãos e mantém o sangue dentro dos vasos. Sua deficiência pode causar leucorréia (excesso de umidade), menorragia, prolapso uterino e de bexiga e deficiência no armazenamento do sangue do fígado pela não produção dele pelo baço/pâncreas.

 

Coração

O Coração participa da formação do sangue menstrual, pois está conectado ao útero pelo canal do útero, governa o sangue e abriga a mente (SHEN). Como ele é responsável por abrigar a mente, problemas emocionais e mentais tem uma influência direta e profunda sobre a função menstrual, gravidez, parto e menopausa, ou seja, a deficiência de sangue no útero após o parto pode afetar o Coração e causar depressão, acarretando amenorréia ou períodos escassos e atrasados do ciclo. O Coração pode estar gerando fogo pela estagnação da energia resultando em períodos de menstruação abundante ou em hemorragia.

Pulmão

O Pulmão governa a energia (QI), e o excesso de tristeza afeta o Pulmão causando estagnação dessa energia, influenciando a menstruação causando como sintoma característico a distensão das mamas.

Estomago

O Estomago tem relação com o útero através de um Vaso Maravilhoso chamado Chong mai, onde é responsável pelos enjoos durante a gestação. O leite materno é suplementado pela energia dos alimentos que o estômago digere e pelo sangue menstrual. SE este estiver desregulado irá causar enjoos matinais durante a gestação e náusea na TPM. O estomago deficiente afeta a produção de energia e sangue causando amenorreia ou escassez de períodos menstruais.

Vasos maravilhosos

O Vaso Concepção (governa os meridianos Yin), Vaso Governador (governa os meridianos Yang) e Chong Mai (mar do sangue=Xue) são formados na região entre os Rins.

Chong Mai
 

·         Nutre e move o Xue.

·         Irriga a essência.

·         Suplementa e movimenta o Xue do útero.

·         Controla a menstruação em todos os aspectos.

·         Influencia todo o corpo menos os braços.

·         Ponto de abertura: BP4.

·         Ponto de fechamento: CS6.

O principal sintoma que indica patologia nesse meridiano é a do Qi Rebelde, energia que sobe do abdômen em direção ao peito e face. Esses são causados por estresse emocional ou por deficiência do Rim dentro do canal gerando: ansiedade, palpitação, sensação de aperto ou opressão no peito, sensação de garganta obstruída, face e pés frios, enjoo matinal na gestação, invasão de Xie Qi (fatores perversos: vento, umidade, calor, frio) durante a menstruação, distensão e dor abdominal, pois esse vaso é a “avenida do abdômen”, distensão mamária e dismenorreia.

Ele é principalmente responsável pela menstruação (sangue e estagnação de energia).

Vaso Concepção
 

·         Controla o útero, menarca, fertilidade, concepção, gravidez, parto e menopausa.

·         Controla o ciclo de 7 anos na mulher.

·         Nutre o Yin (essências e os fluidos) do corpo e dos Rins, promove a fertilidade e nutre o feto.

·         Tonifica o útero e o ovário (amenorreia, ciclos escassos, ciclos atrasados e infertilidade).

·         Nutre o Yin em mulheres pós-menopausa.

·         Ponto de abertura: P7.

·         Ponto de fechamento: R6.

Os sintomas que pertencem a esse meridiano quando houver patologia são sintomas ligados ao calo vazio: sudorese noturna, rubores quentes, sensação de calor, irritabilidade mental, ansiedade, boca seca à noite e insônia.

Vaso Governador
 

·         Esta intimamente relacionado ao VC (Vaso Concepção), corresponde ao Yin e Yang dos Rins.

·         Influencia o aparelho ginecológico, pois flui para a genitália externa e abdômen.

·         Representa o aspecto Yang das funções reprodutivas.

·         Na medicina ocidental o vaso concepção corresponde ao eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, responsável pela ovulação.

·         Usado na amenorreia, ciclo atrasado ou infertilidade.

·         Influencia no estado mental, devido ao seu trajeto que passa pelo cérebro. Em casos de depressão pode ser usado para tratamento.

·         Ponto de abertura: ID3.

·         Ponto de fechamento: B62.

Daí Mai
 

·         Também chamado de vaso da cintura.

·         Nutre a essência do rim.

·         É responsável pela descida da energia dos Rins, subida da energia do BP e o fluxo da energia do fígado.

·         Ponto de abertura: VB41.

·         Ponto de fechamento: TA5.

Quando há abortos e prolapso dos órgãos significa que o Vaso Concepção, o Vaso Governador e o Chong Mai estão deficientes.

Quando há dor nas costas irradiando para o abdomen inferior, invasão pela umidade no meridiano do BP provocando leucorréia significa que o Daí Mai esta em excesso.

Yin Quiao Mai
 

·         Influencia o sistema reprodutor e abdômen inferior.

·         Ponto de abertura: R6.

·         Ponto de fechamento: P7.

É usado em condições de excesso no abdômen inferior como massas abdominais, cistos, fibroides, parto difícil e retenção da placenta. Também resolve aderências consequentes a cirurgias ginecológicas (endometriose - histerectomia).

Yin Wei Mai
 

·         Nutre o Xue e acalma a mente.

·         Amenorreia, ciclo atrasado ou períodos escassos associados a depressão, ansiedade e sensação de aperto no peito.

·         Ponto de abertura: CS6.

·         Ponto de fechamento: BP4.

Gestação

·         Cessam as menstruações.

·         O yin aumenta.

·         Aumento da produção de líquidos (líquido amniótico).

Primeiro Trimestre: alteração do Chong Mai, energia rebelde do Chong Mai, o sangue menstrual é transformado em leite, enjoos, aumento da temperatura na parte superior do corpo e distensão das mamas. Alteração do Vaso Concepção, aumento da pigmentação na linha média e ao redor dos mamilos.

Durante a Gestação: o sangue é transformado em essência para nutrir o corpo e o feto. Na medicina ocidental há um aumento do estrógeno, da progesterona e gonadotropina.

Gestação em condições normais: Há uma melhora na saúde da mulher.

 

 Mariana Locatelli Fernandes
Enfermeira Especialista em Acupuntura
COREN 313.032/SP
Rua: Francisco Braga, 215- Vila: Bandeirantes
Fones: (18) 3608-1035/ 8126-1727

 

 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Insônia!!!!!


Insônia: Um Mal do Século.

 

A insônia é descrita pela Sociedade Brasileira de Sono como uma dificuldade em iniciar e manter o sono, e também pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo.  Geralmente aparece em jovens e adultos e é mais frequente na mulher tendo um desenvolvimento crônico. É é um dos transtornos mais comuns abrangendo cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono. Metade dos pacientes com insônia também podem apresentar quadros de depressão!

O individuo que não dorme bem não consegue manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, com o comprometimento consequente do desempenho nas atividades diurnas.

A insônia pode estar relacionada com uma causa específica ou com várias outras patologias como a ansiedade, depressão, estresse, dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo), uso de medicamentos, ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva) etc. Nos casos em que não se relaciona com um fator causal mais evidente, é tida como insônia primária, aquela sem causa bem definida. Pode ser um quadro passageiro, relacionado com algum fato recente, que geralmente melhora espontaneamente.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as doenças são interpretadas como sendo causadas, principalmente, por fatores externos (Xie Qi- frio, calor, umidade, secura e vento) e fatores internos (fatores emocionais). Esses fatores acabam impedindo o funcionamento adequado dos Órgãos e das Vísceras (Zang Fu) e a circulação de Sangue (Xue) pelo corpo através dos Meridianos e Canais Colaterais (Jing Luo), onde estão localizados os pontos de acupuntura.

Para a MTC, entre outros fatores que causam a Insônia, os excessos de ansiedade e de trabalho prejudicam as funções do coração e do baço. Isso acarreta uma interrupção nas funções  fisiológicas de coordenação entre o Coração (Xin) e o Rim (Shen); hiperatividade do Yang do Fígado (Gan) devido a uma deficiência do Yin; deficiência do Qi do Coração (Xin) e da Vesícula Biliar (Dan); desordem do Qi do Estômago (Wei) e assim por diante.

Para esses episódios de Insônia serem evitados é muito importante que o individuo se alimente bem, evite valorizar os problemas corriqueiros e busque tratamentos alopáticos, homeopáticos e com a acupuntura. A escolha do tratamento deve ser feito de acordo com a intensidade do problema. Mas lembrem-se a acupuntura pode sempre ser associada como um tratamento complementar!!!
 
Mariana Locatelli Fernandes
Enfermeira Especialista em Acupuntura
COREN 313.032/SP
Rua: Francisco Braga,215-Vila Bandeirantes
Fones: 3608-1035/8126-1727
Araçatuba/SP

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Artigo- CETN Bauru


Estudo de caso: Efeito da acupuntura nos distúrbios de Shen
(um comparativo entre auriculoterapia chinesa e francesa)
Aparecida Elias Do Nascimento
Angélica Shizue Kobayashi
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir - CETN
A técnica da auriculoterapia francesa consiste na inserção de somente pequenas agulhas, no micro sistema do pavilhão auricular. Em 1957 Dr. Paul Nogier, neurocirurgião francês, fez um estudo cuidadoso da orelha e das inervações auriculares onde desenhou um feto invertido, correspondente ao formato da orelha encontrando assim diferentes pontos de tratamento para diferentes doenças.
Neste trabalho, foi realizado um estudo comparativo entre a auriculoterapia chinesa em uma paciente mulher, com 51 anos e depiladora, e auriculoterapia francesa realizada em um paciente homem de 54 anos, representante comercial, ambos apresentavam queixas de distúrbios de Shen.
Segundo Maciocia (2010) o paciente pode sofrer de ansiedade proveniente da desarmonia do coração que será sentida no tórax, nas condições de excesso pode haver sensação de aperto no peito e na deficiência pode existir uma sensação do coração estar suspenso. O individuo portador da desarmonia do coração vai parecer perturbado e um pouco assombrado, será agitado inquieto e propenso a se mover com movimentos rápidos.
Pode haver insônia e outros sintomas vai depender das condições de excesso ou deficiência do coração.
Na ansiedade proveniente do desequilíbrio do Pulmão o paciente é afetado por tristeza e aflição geralmente proveniente de perdas. O paciente vai ser propenso a chorar. Suspirar também é sintoma característico de padrões mentais e emocionais do Pulmão, o individuo tenderá a ser pálido e a falar com voz fraca.
Ansiedade proveniente do Rim o paciente se mostra esquálido e com medo, com olhar de quase pânico, em qualquer situação esse individuo vai sempre ter medo do pior. O medo do Rim tem qualidade obscura, sendo diferente da ansiedade relativa a outros órgãos. A ansiedade do Rim é geralmente sobre situação de vida, o individuo fica profundamente pessimista. A ansiedade relativa ao Rim é freqüentemente proveniente de culpa pois a emoção do Rim é o medo.
A ansiedade do Baço é pelo excesso de pensamento ou também a preocupação, são comuns em indivíduos que dão "voltas em círculos" em casos crônicos de excesso de pensamento os indivíduos está constantemente ansioso a respeito de suas próprias discussões mentais. A ansiedade do Baço pode também estar relacionada a questões acerca da consolidação do elemento Terra, tais como ser superprotetora em relação aos próprios filhos, ignorar as próprias necessidades e coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar ou ainda sofrer de falta de cuidados.
E por fim a ansiedade proveniente do Fígado está próximo a preocupação. Indivíduos do tipo Madeira tendem a se preocupar facilmente, são freqüentemente tensas e as vezes perfeccionistas. E sua ansiedade vem dos altos padrões que se impõem sendo relacionada a sensação de não conseguir aquilo a que se propôs. O Fígado abriga a Alma Etérea, que é responsável por nossa idéias, planos, projetos, sonho de vida e visão, portanto, a ansiedade do Fígado está relacionada a insatisfação com as nossas próprias conquistas.
Ambos realizaram 10 sessões, uma vez por semana com agulhas semi-permanentes com o diâmetro medindo 0,20 mm e sua lâmina medindo 1,5mm e com micropore cortado em formato circular .
Na primeira sessão de ambos os pacientes, foi feito a avaliação geral com verificação de pulso, língua, pavilhão auricular, além de questionamento do modo de vida em geral. Iniciamos o tratamento na mulher pela orelha direita, seguindo padrão de lado dominante conforme determina a Medicina Tradicional Chinesa; E no homem pelo lado esquerdo seguindo o padrão de lateralidade da auriculoterapia francesa; utilizando os pontos referidos nas tabelas acima.
Na segunda sessão com auriculoterapia chinesa a paciente referiu pouca melhora dos sintomas; dormindo pouquíssimo a noite (muito preocupada); não conseguindo se desligar. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda. Com a auriculoterapia francesa na segunda sessão, o paciente referiu estar se controlando um pouco e acordando menos cansado. Mantivemos mesmos pontos em orelha direita.
Na terceira sessão com auriculoterapia chinesa a paciente referiu melhora dos sintomas, começou a dormir mais tempo e menos agitada, porem ainda apresentava dificuldade de se "desligar", referindo estar menos ansiosa e nervosa. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita. Na terceira sessão com auriculoterapia francesa, o paciente aparentava estar estressado, porém ele referiu que passou muito nervoso no dia anterior a sessão; mas referiu estar dormindo melhor e acordando mais disposto, bem como estar mais controlado. Mantivemos mesmos pontos em orelha esquerdo.
Na quarta sessão com auriculoterapia chinesa a paciente referiu que estava dormindo melhor, menos ansiosa e um pouco mais paciente; ainda preocupada com o que possa acontecer durante o dia (pensa muito, principalmente a noite). Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda. Na quarta sessão com auriculoterapia francesa, o paciente referiu melhora significativa dos sintomas gerais encontrando se mais calmo e tranqüilo. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita.
Quinta sessão com auriculoterapia chinesa referiu grande melhora da insônia, agitação, nervosismo, ansiedade e impaciência; mas ainda relatava estar pouco preocupada, porem conseguindo dormir melhor. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita. Quinta sessão com auriculoterapia francesa, mantendo-se com melhora geral, referindo estar mais fácil trabalhar os problemas do dia a dia. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda.
Sexta sessão com auriculoterapia chinesa referindo melhora importante dos sintomas, e já conseguindo se preocupar menos com os problemas. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda. Na sexta sessão com auriculoterapia francesa, continua mantendo melhora. Referiu estar dormindo melhor e menos agitado. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita.
Na sétima sessão com auriculoterapia chinesa referiu estar mantendo melhora dos sintomas; disse estar pouco estressada por apresentar discreta dor no ombro direito. Agulhamos IG4; TA7; IG11; IG16 bilaterais e pontos ashi a direita, deixando por 20minutos. Após retirada das agulhas sistêmicas foram inseridas as agulhas auriculares na orelha direita. Na sétima sessão com auriculoterapia francesa, referiu que mesmo estando sujeito a um ambiente estressante, estava conseguindo se controlar melhor, chegando a ficar nervoso mas diferente de antes. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda.
Oitava sessão com auriculoterapia chinesa referiu melhora importante dos sintomas em geral, mais alegre e a face apresenta estar menos "carregada". Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda. Oitava sessão com auriculoterapia francesa, manteve o quadro de melhora geral, conseguindo se controlar e dormindo calmamente. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita.
Nona sessão com auriculoterapia chinesa referiu estar mantendo a melhora dos sintomas. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita. Nona sessão com auriculoterapia francesa, o paciente apresentava a face com a expressão mais calma e tranqüila. Referiu estar mantendo o quadro de melhora e mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda.
Décima sessão com auriculoterapia chinesa referiu estar mantendo-se bem, dormindo sem problemas, não ficando pensativa e se controlando mais facilmente. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda e orientando como retirar as agulhas semi permanentes e passamos o tratamento para cada 15 dias. Na décima sessão com auriculoterapia francesa referiu estar mais calmo e tranqüilo, dormindo melhor e acordando bem disposto. Mantivemos os mesmos pontos em orelha direita e orientamos o paciente como retirar as agulhas semi permanentes e passamos o tratamento para cada 15 dias.
Décima primeira sessão com auriculoterapia chinesa paciente referiu estar pouco angustiada pois o pai faleceu; mas referiu ficar surpresa como conseguiu se manter mais tranqüila apesar da grande tristeza. Agulha sistêmica no VG20, yintang e C7, deixado por 20 minutos e após a retirada das agulhas e mantivemos os pontos de auriculoterapia anteriores do lado direito. Décima primeira sessão com auriculoterapia francesa referindo estar mantendo o quadro de melhora, e que ás vezes se sente um pouco ansioso, mas consegue se controlar bem. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda.
Décima segunda sessão com auriculoterapia chinesa referiu estar mantendo melhora dos sintomas, porem está muito angustiada por sua mãe não estar bem de saúde e irá parar com o tratamento por algum tempo até a mãe melhorar. Mantivemos os mesmos pontos em orelha esquerda, com orientação para retira-los na próxima semana. Décima segunda sessão com auriculoterapia francesa referiu um pouco de dor nas costas mas que encontrava bem dos demais sintomas. Inserimos agulhas sistêmicas nos pontos B40, IG4 e TA7 bilaterais e deixamos por 20 minutos retirando agulhas sistêmicas e colocando auriculoterapia francesa em orelha direita.
Na auriculoterapia, assim como na acupuntura sistêmica visa-se o equilíbrio energético, porem esses dois métodos, chinesa e francesa, diferem em localização de alguns pontos, bem como na função dos mesmos.
O que queremos demonstrar com está pesquisa, é que independente do método auricular utilizado, quando há seleção adequada dos pontos a serem utilizados teremos boas respostas dos tratamentos dos distúrbios de Shen. Podemos observar ao descrever comparativamente as sessões, que independente do método utilizado ambos os pacientes tiveram uma melhora importante dos sintoma apresentados.
O que diferenciou nos relatos de melhora, foi a sensibilidade individual de cada um aos estímulos dados. Mas de maneira geral ambos, com poucas sessões relataram diminuição dos sintomas apresentados e mantiveram essa melhora ao longo do tratamento.
CONCLUSÃO: Apesar da avaliação inicial dos pacientes, termos feito um exame geral dos mesmos, nos preocupamos mais em demonstrar que se detectarmos distúrbios de Shen, podemos tratar o problema de maneira simples, utilizando um micro sistema.
Apesar de sabermos que para uma solução definitiva do problema, devemos fazer um bom diagnóstico, conseguimos demonstrar que se selecionarmos adequadamente os pontos da auriculoterapia, podemos obter uma melhora significativa do lado emocional, para poder tratar depois os demais comprometimentos.
Podemos concluir que independente do método de auriculoterapia utilizado, quando há seleção adequada de pontos, teremos boa resposta no tratamento dos distúrbios de Shen. Observamos que ao comparar as sessões tanto o tratamento com auriculoterapia chinesa quanto com a francesa, mostraram uma melhora importante dos sintomas apresentados.